Colocamos as perguntas fundamentais sobre o Direito e a Economia e investigamos as questões pioneiras.
Promovemos a investigação interdisciplinar, comparada e inovadora, sobre os novos paradigmas do direito e da economia: estudamos os grandes desafios económicos e jurídicos colocados à soberania nacional e europeia, à governança mundial, ao crescimento sustentável e à justiça internacional.
Os nossos projetos analisam e trazem contributos para os problemas jurídico-económicos e éticos levantados pela revolução digital e pela crise climática; pelo défice democrático na governança global e as crescentes assimetrias mundiais; pelas falhas de um funcionamento transparente, independente e eficaz dos serviços públicos e da justiça, os quais são condições da democracia liberal; e pelas falhas do mercado.
As nossas atividades são orientadas pela investigação aplicada, na interseção entre a academia, instituições nacionais, europeias e internacionais, e o mundo empresarial.
Na investigação dos desafios elencados guiamo-nos pelo paradigma da cooperação multilateral, acreditamos na justiça internacional como reconhecimento do outro, e no modelo de governança europeia, que, embora não sendo perfeito, representa um exemplo de governança para o mundo inteiro.
Promovemos a criatividade e o debate intelectual aberto e plural através de seminários, webinars, conferências, bases de dados, relatórios, working papers submetidos a peer-review, em acesso aberto, da Revista de Finanças Públicas e Direito Financeiro, da Revista de Regulação e Concorrência, e publicações em revistas e livros de editoras com revisão anónima por pares e academicamente reconhecidas.
Sedeado nas instalações da FDUL, o CIDEEFF é composto pelos doutores do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas (membros integrados) e por investigadores associados, nacionais e estrangeiros, nas áreas do Direito Fiscal, Direito Internacional Económico, Direito da Regulação e Concorrência e Finanças Públicas e Direito Financeiro.
O Centro desenvolve o seu trabalho à volta de uma única linha de investigação, subdividida em grupos de investigação.