Conferência "As Privatizações não se discutem?" - 06 de dezembro de 2012 no Auditório da FDL

06 de dezembro de 2012 no Auditório da FDL

CONVITE

CONFERÊNCIA "AS PRIVATIZAÇÕES NÃO SE DISCUTEM?"
06 de dezembro de 2012 às 9h30 no auditório da FDL

As questões relacionadas com o défice orçamental, o enorme aumento da carga fiscal e a redução da depesa pública têm desviado a atenção de outros aspectos do programa de ajustamento negociado com a troika e, designadamente, do pocesso de privatizações.

Estas são, no entanto, opções fundamentais de política económica e social, que irão condicionar o nosso futuro e o modelo de sociedade. Para o bem ou para o mal e, no entanto,  tem faltado um debate aprofundado sobre a matéria.

Desde que a revisão constitucional de 1989 veio permitir a alienação das empresas que tinham sido objecto de nacionalização no período de 1974-75, o Estado desenvolveu um intenso processo de venda dessas empresas, que reduziu o sector público empresarial de uma forma abrupta.

O processo de alienação das empresas nacionalizadas até ao acordo com a troika foi um processo mais lento e complexo, rodeado de mecanismos jurídicos rigorososos, desde então, as privatizações tornaram-se mais expeditas e aligeirada a disciplina jurídica.

Que balanço poderá ser feito do processo de privatizações nas suas várias fases? Como avaliar as operações recentemente concluídas ou ainda em curso? Como perspectivamos o Portugal pós-privatizações?

São estas as questões que universitários, juristas, economistas, gestores, sociólogos, políticos e jornalistas irão debater no dia 6 de Dezembro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa organização do IDEFF.

e-brochura com curricula dos intervenientes

 

Entrada livre sujeita a inscrição prévia e capacidade da sala
IDEFF -Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade -Lisboa
T. 217 962 198      E. ideff@fd.ul.pt

Notícias Notícias
Veja agora

Notícias