No dia 23 deste mês, os cidadãos do Reino Unido irão decidir da permanência ou saída da União Europeia. Será uma opção plena de consequências para aquele Estado, mas também para a União Europeia.
Por isso, juntamos um conjunto de personalidades das mais diversas áreas que, ao mesmo tempo que os cidadãos britânicos estarão a votar, no quadro do Instituto Europeu da Faculdade de Direito, irão reflectir sobre o sentido do referendo e o day after.
No debate passarão questões como o que fariam os participantes se fossem cidadãos britânicos (e, já agora, se houvesse um referendo em Portugal), quais as consequências para a sociedade e economia britânica, qual o impacto sobre o futuro da União Europeia, que reflexos terá uma ou outra decisão sobre os sistemas financeiros britânico e da União Europeia ou o que se alterará no plano da segurança e geo-estratégia europeia.
Ana Guerra Martins (professora universitária), Carlos Branco (general), Diogo Feio (ex-eurodeputado e professor universitário), Francisco Louçã (ex-deputado e professor universitário), Francisco Seixas da Costa (embaixador e antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus), Marco Capitão Ferreira (professor universitário), Maria João Carioca (presidente da Euronext Lisboa), Paulo Macedo (antigo ministro da Saúde), Paulo Sande (ex-chefe da representação do Parlamento Europeu em Lisboa), Rui Tavares (ex-eurodeputado) e Viriato Soromenho-Marques (professor universitário) são os oradores convidados para esta sessão.
É com o maior prazer que vos convidamos a participar neste debate fundamental, num dia que será marcante para o futuro da União Europeia e para o nosso próprio futuro.