Este projeto procurou entender como funciona o sistema financeiro atual, as pressões sociais e ambientais que enfrenta e como pode ser reconectado para criar melhor valor para a sociedade por meio de abordagens e iniciativas sustentáveis, como a integração de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), investimento de impacto, triagem positiva em um contexto potencializado por políticas de finanças públicas sustentáveis.
As questões ESG são transversais a vários sectores económicos, mas também às Ciências Jurídicas, vindo a assumir, no Direito, denominações diversas de Desenvolvimento Sustentado à mais recente sigla ESG. Atento à riqueza problematizadora da temática, o CIDEEFF inaugurou, em finais de 2021, uma linha de pesquisa financiada pela FCT ligada às Finanças Sustentáveis, cobrindo tanto a componente das Finanças Privadas, na relação dos mercados financeiros com a sustentabilidade, como a das Finanças Públicas, na interacção entre o Orçamento de Estado e a Política Fiscal com os ODS.
Resutaram deste projeto, dois grandes outputs:
1. uma conferência internacional sobre “Finanças Sustentáveis: entre soluções públicas e privadas”, realizada a 4 de Julho de 2022, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, contando com reputados investigadores nacionais e estrangeiros, com membros de instituições públicas, tais como de autoridades de supervisão financeira e do Conselho de Finanças Públicas, e com representantes de intermediários financeiros. Este diálogo entre a Academia, o Estado e os Mercados foi depois transposto e enriquecido num livro a publicar em Abril de 2024, pela Springer;
2. um estudo sobre o estágio de desenvolvimento do sector bancário português em matéria de consideração de factores ESG e recomendações para o seu aprimoramento, sendo estas dirigidas às instituições de crédito e aos seus supervisores. Este Estudo, que agora se publica e que resulta do labor incansável de dois investigadores do CIDEEFF – Luciane Moessa de Souza, enquanto investigadora principal, e André Alfar Rodrigues –, não pretende ser uma auditoria à actividade sustentável dos bancos, mas um retrato (metodologicamente exigente) da sua fase de progresso, considerando os auto-relatos institucionais, com a identificação dos seus pontos fortes, mas igualmente dos seus pontos mais fracos e lacunas. O objectivo final é o de permitir uma reflexão informada e empírica sobre a maior ou menor internalização pelos mercados financeiros - bancário, em especial - da importância da questão da sustentabilidade na sua actividade, enquanto motor de uma mudança de paradigma.
O presente relatório é, assim, um contributo valioso do CIDEEFF na pesquisa em matéria das Finanças Sustentáveis, prevendo-se continuar a explorar o tema no próximo quadriénio, agora olhando para a sua expressão nos PALOP, até como factor de crescimento e desenvolvimento socio-económico local.
Resultados
Saraiva, R. & Pardal, P. A. (Eds.) (2024), Sustainable Finances and the Law: Between Public and Private Solutions, Springer. DOI: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-49460-4.
Saraiva, R., Moessa de Souza, L. & Rodrigues, A. A. (2023), Estágio do Setor Bancário Português - Em matéria de consideração de fatores ESG e recomendações para aprimoramentos, CIDEEFF. Disponível em: https://www.cideeff.pt/pt/publicacoes/outras-publicacoes/estagio-do-setor-bancario-portugues-em-materia-de-consideracao-de-fatores-esg-e-recomendacoes-para/6256/.
Outras atividades
Conferência "Finanças Sustentáveis Entre o Público e o Privado" (https://www.cideeff.pt/pt/iniciativas/financas-sustentaveis-entre-o-publico-e-o-privado/5260/)
Equipa de Investigação
Profa. Doutora Rute Saraiva CIDEEFF (PR)
Prof. Doutor Paulo Alves Pardal CIDEEFF (co-PR)
Doutora Luciane Moessa de Souza PhD
Dr. André Alfar Rodrigues PhD Candidate, NOVA University
Profa. Doutora Janet Milne Vermont Law School
Dr. Miguel Morgado European Bank of Investment (deceased)
Profa. Doutora Karolina Tetlak Warsaw University
Profa. Doutora Sofia Santos Lisbon School of Economics and Management
Profa. Doutora Ruthie Lazenby Vermont Law School
Prof. Doutor Miguel Patrício CIDEEFF
Dr. Carlos Marinheiro Portugueses Public Finance Council
Prof. Doutor Pedro Infante Mota CIDEEFF
Doutora Tatiana Falcão World Bank/United Nations Subcommittee on Environmental Taxation
Profa. Doutora Amparo Grau Ruiz Complutense University of Madrid /United Nations Subcommittee on Environmental Taxation
Prof. Doutor Filipe Vasconcelos Fernandes CIDEEFF
Duração: 2020-2023 (36 meses)
Status: Terminado