O Emprego em Portugal: Estratégias empresariais, Políticas e Tendências

Desenvolvimento de um estudo, com a participação de membros do sector privado do CoLABOR e outros, intitulado “O Emprego em Portugal: Estratégias, Políticas e Tendências Empresariais”.

O projeto está estruturado em três fases distintas. A fase inicial, intitulada “Principais Tendências e Desafios do Emprego em Portugal”, compreende um conjunto de três work packages (WP) que, no seu conjunto, representam processos distintos de recolha e análise de informação. Neste sentido, procurou-se avaliar os méritos relativos de diferentes abordagens metodológicas, assegurando simultaneamente a aquisição e análise atempada dos dados. Cada pacote de trabalho (WP) inclui resultados específicos que demonstram as conclusões emergentes e que serão cruciais para o impacto público esperado de um estudo desta natureza. A segunda fase, intitulada “Desafios e Tendências Sectoriais do Emprego em Portugal”, alargará a análise das principais tendências e desafios do emprego em Portugal a um nível setorial. Esta análise será feita em áreas que os parceiros identificaram como exemplares ou estratégicas, com o objetivo de aprofundar o estudo desenvolvido na primeira fase. Na terceira fase (Desenvolvimento Prospetivo do Emprego em Portugal até 2030), está previsto alargar a análise das principais tendências e desafios do emprego a uma abordagem prospetiva do desenvolvimento do emprego em Portugal até 2030. Para atingir este objetivo, serão utilizadas várias metodologias prospectivas, incluindo modelos quantitativos baseados em indicadores económicos e demográficos, abordagens de cenários futuros e metodologias de consulta a diferentes partes interessadas. Está também a ser considerado o potencial de envolvimento de um conjunto de parceiros, com o objetivo de promover o contributo para o planeamento estratégico nas empresas e outras entidades empregadoras, bem como nas políticas públicas.

Objectivos gerais:

  1. A promoção de estratégias empresariais no contexto das dinâmicas do mercado de trabalho e da economia
  2. A contribuição para a formulação de políticas públicas que possam responder adequadamente a potenciais desequilíbrios na procura e oferta de trabalho em Portugal. A abordagem é coerente com as condições de formação de competências adequadas às mudanças em curso na estrutura da economia, no papel da tecnologia e nas relações laborais. Assegura, por um lado, condições de recrutamento adequadas às necessidades da economia e, por outro, condições de trabalho e de remuneração que garantam a estabilidade do emprego e condições financeiras consentâneas com os princípios do trabalho digno, do aumento da produtividade e do valor acrescentado para a economia portuguesa.

 

Equipa de Investigação

Doutora Ana Teixeira (Coordenador, CoLABOR)

Doutor Jorge Caleiras (Coordenador, CoLABOR)

Profa. Doutora Ana Paula Dourado (CIDEEFF)

Claudia Marchetti da Silva (CIDEEFF)

Dora Fonseca (CoLABOR)

Diogo Silva da Cunha (CoLABOR)

Maria d'Albuquerque (CIDEEFF)

André Mendes Barata (CIDEEFF)

 

Duração: 2023-2025

Projeto a decorrer

Notícias Notícias
Veja agora

Notícias