O projeto Observatório Fiscal tem como objetivo identificar e catalogar instrumentos de receita fiscal pública aplicados em todos os setores da economia portuguesa.
Esta base de dados, pretende agregar todas as receitas fiscais públicas, de todos os tipos (impostos, taxas, tarifas ou contribuições), não existe em Portugal e impede um escrutínio rigoroso da carga fiscal (através de qualquer dos seus índices ou fórmulas) e, ao mesmo tempo, não permite definir objetivos de eficiência para o sistema fiscal português numa perspetiva de reforma fiscal, nomeadamente através da alteração dos regimes fiscais existentes ou da criação de novos que se mostrem mais adequados face à realidade atual.
Este projeto procura, assim, fornecer uma base para avaliar e melhorar o sistema fiscal português, permitindo a identificação de ineficiências e oportunidades de mudança. Isto inclui analisar os regimes fiscais existentes e explorar a potencial criação de novos que se alinhem melhor com as realidades económicas contemporâneas do país. Ao compilar um inventário fiável e detalhado de todos os impostos e dos seus impactos específicos no setor, a iniciativa procura promover uma maior transparência e acessibilidade para as partes interessadas públicas e privadas, bem como para os cidadãos.
Desta forma, o Projecto Observatório Fiscal procura criar um espaço até então inexistente para que os sectores público e privado, bem como os cidadãos em geral, possam ter dados e uma amostra fiável sobre a totalidade dos impostos existentes no sistema fiscal português e o seu impacto relativo por setor.
Em última análise, o Projecto do Observatório Fiscal pretende servir como um recurso crítico, oferecendo dados e conhecimentos valiosos para apoiar a elaboração de políticas informadas e melhorar a eficiência global do sistema fiscal de Portugal.
Equipa de Investigação
Prof. Doutor Carlos Lobo
Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma
Prof. Filipe de Vasconcelos Fernandes
Daniel Bobos Radu
Projeto a decorrer