Por um lugar para os refugiados

21 de junho, 18:00, Fundação Calouste Gulbenkian
Por um lugar para os refugiados

Refugiados. Uma palavra tão simples que voltou a entrar no léxico mundial depois de tantos anos. Uma palavra tão simples que desencadeia ódios e manifestações por todo o mundo. E, no entanto, uma palavra que descreve quem mais precisa de nós.

O sonho da primavera árabe não correu como era esperado para todos os países. Alguns veem-se ainda mergulhados em guerras civis que causaram milhões de mortos, feridos e ainda mais refugiados, cidadãos que são obrigados a fugir das terras onde vivem para não serem apanhados no meio dos conflitos. E do outro lado, quem é que os espera? Na Europa, ninguém. Pelo menos é isso que percebemos pelas atitudes dos líderes europeus, que cada vez mais tentam fechar as fronteiras a seres humanos – porque é isso que eles são – que fogem da guerra.

No Instituto Europeu acreditamos que deve haver um lugar para os refugiados. O nosso debate pretende esclarecer todas as opiniões sobre o que leva estas pessoas a tentarem fugir para a Europa e perceber o que é que se está a passar para estarem amontoados, aos milhares, em campos com míseras condições de vida nas fronteiras da União Europeia.

Connosco estarão a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a responsável governativa pelo acolhimento e integração de refugiados em Portugal, e o ex-eurodeputado e historiador Rui Tavares, responsável por um relatório sobre refugiados que foi abandonado nas gavetas do Parlamento Europeu.

Temos a certeza que este é um debate que não vai querer perder e convidamo-lo/a a estar connosco no próximo dia 21 de junho, pelas 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Inscrições e informações: institutoeuropeu@fd.ulisboa.pt

Notícias Notícias
Veja agora

Notícias